sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sempre Galo


Ser atleticano é uma dávida que poucos tem. Este prazer de torcer pelo galo das alterosas, os outros tem uma inveja quase uma soberda escondida travestida pela vontade de não serem atleticanos. Mas deixando os adjeitvos grosseiros para demais torcidas.Este blog foi criado para atleticanos discutindo sobre suas histórias, tradições e principalmente conquistas.Creio eu que algum idiota de plantão vai dizer sobre nossas conquistas, mas nem só de títulos vive o torcedor atleticano.Ele comemora o simples fato de torcer para a clube que realmente ama.Um fato é certo o atleticano não se simpatiza com seu clube ele faz questão de amar as cores alvi negras.Fica difícil traduzir o fato de ser atleticano e só sendo mesmo torcedor doClube Atlético Mineiro o maior orgulho que Minas Gerais talvez a única coisa que o mineiro faz questão de ser orgulhar.Um blog feito para os atleticanos e atleticanas.Galo forte vingador.Galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

2 comentários:

  1. Douglas, muito bom seu blog, mas como fui eu quem passou essa pérola pra voce, essa reportagem, tenho que te dizer que o placar do jogo não foi 4x0 e sim 5x0 para o Santos, isso porque eles pediram arrego, pediram pro Santos parar de fazer gol neles, isso nem na várzea se tem notícia até hoje e eles tiveram a coragem de fazer essa proeza, que vexame.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o Clube Atlético Mineiro desde de 1976, portanto me lembro de muitos fatos curiosos, sombrios e misteriosos, fatos estes que fortalecem aquela máxima que diz: “Tem coisas que só acontecem com o Atlético”.
    Em 1976, nas semi-finais do campeonato brasileiro, disputada em apenas uma partida contra o Internacional no beira-rio, na cidade de Porto Alegre .O Atlético fez o primeiro gol através do zagueiro Vantuir Galdino. O time do Atlético estava jogando muito bem, até que o Batista acertou um chute de fora da área de longa distância aos 28 do segundo tempo, um golaço, embora, tenha ficado a impressão de uma parceria com o goleiro do Atlético Ortiz.
    Já no final da partida, quando tudo indicava que o jogo iría para a prorrogação o Internacional fez uma tabela de cabeça, isto mesmo, de cabeça, entre Dario, Falcão e o Escurinho e o Internacional fez o segundo gol através de Falcão após receber o último passe de cabeça feito por escurinho, ele errou o chute e também ficou a impressão novamente de uma parceria com o goleiro Ortiz.
    Tenho uma vaga lembrança de um jogo entre Atlético e Fluminense, no Mineirão em 1976.Houve um lance no jogo em que o centro-avante Marcinho foi lançado ainda no campo do Atlético e como ele era muito rápido dificilmente seria alcançado, uma vez que estava totalmente desmarcado. Então o juiz marcou impedimento. Como sempre a arbitragem imnpedindo que o Atlético conquistasse alguma coisa. O empate foi ruin para as pretensões do Atlético de obter uma melhor colocação no campeonato e foi em desvantagem para as semi-finais com o Inter.
    Em 1977, o Atlético chegou na final do campeonato brasileiro contra o São Paulo com uma vantagem enorme sobre o mesmo de 10 pontos.
    Naquela época a decisão se dava em apenas um jogo, que foi disputado no Mineirão, no mês de março do ano de 1978, já que não houve tempo hábil para terminar o campeonato no ano de 1977.
    Curiosamente, o árbitro da partida foi Arnaldo César Coelho, que viu o Neca quebrar covardemente a perna do Ângelo e lhe deu apenas o cartão amarelo e em seguida viu o Chicão pisar no joelho do Ângelo, que estava engatinhando no gramado á espera de socorro médico e o sr. Arnaldo César Coelho assistiu á tudo tranqüilamente e nem caretão amarelo mostrou para o “gigante chorão”, termo usado pela revista placar na época se referindo ao jogador covarde. E hoje, o sr. Arnaldo César Coelho é comentarista de arbitragem na rede Globo de Televisão, pasmem, este país não é sério.
    O jogo terminou empatado em 0x0 e foi decidido nos pênaltis.O João Leite defendeu os dois primeiros pênaltis batidos pelo São Paulo, um deles cobrado pelo Chicão e o Atlético converteu as duas primeiras cobranças com Alves e Ziza.Todos que estavam no Mineirão tinham a certeza de que o Atlético seria o Campeão.Mas aconteceu uma tragédia, O São Paulo acertou as três cobranças seguintes e o Atlético errou as suas três, com Toninho Cerezo, Joãozinho Paulista e Márcio Paulada. Foi a maior zebra da história do futebol mundial, maior até que a zebra no maracanã em 1950 quando o Brasil perdeu a copa para o Uruguai, chamada de Celeste Olímpica.
    Como pode um jogador como o Toninho Cerezo errar um pênalti em decisão de campeonato brasileiro? Ninguém consegue responder á essa pergunta.
    O Reinaldo foi espxulso em uma partida no início do campeonato por ter dado um soco em um adversário depois que o mesmo lhe deu uma cusparada no rosto. O tribunal deixou para julga-lo no fim do campeonato e assím tiraram dele a oportunidade de disputar a final e consequentemente prejudicaram e muito o Atlético.
    Em 1978, o Atlético entrou em decadência, talvez sentindo o impacto da perda do campeonato do ano interior, mas ainda assim foi campeão mineiro, quando iniciou a série de seis campeonatos consecutivos, fato que somente o Atlético conseguiu na era Mineirão.
    Em 1980, ano em que o começou a administração do grande Elias Kalil, o Atlético chegou á final do campeonato brasileiro contra o Flamengo. O primeiro jogo foi no Mineirão, quando o Atlético venceu por um a zero, gol do genial Reinaldo Lima. Neste jogo o árbitro deixou o flamengo fazer o que bem quis em campo, deu pancada o jogo inteiro e o homem de preto não deu cartão amrelo pra jogador nehum do flamengo, pois havía vários deles pendurados e ele não podería prejudicar o flamengo, entenderam?
    Detalhe do jogo: O Toninho Cerezo errou um gol no final da partida, de frente para o gol e ele conseguiu acertar a trave esquerda do goleiro Raul Plasman. Este gol não marcado foi decisivo para o desfecho do campeonato, já que, com 2x0 no placar, dificilmente o Flamengo conseguiria vencer o segundo jogo por dois gols de diferença, uma vez que o time do Atlético era muito bom.Outro detalhe importante, decisivo para que o Atlético viesse a perder o campeonato, foi o fato do Procópio Cardoso, que era o técnico do Atlético não ter levado o lateral direito Alves, que era reserva do Orlando.O detalhe é que o Orlando estava contundido e não estaria totalmente recuperado até o dia do jogo. Pois o Procópio teimou e por causa de uma briguinha com o Alves não o levou, Resultado: O Orlando não suportou o tempo todo e o Procópio teve que improvisar o Silvestre na lateral direita.
    No final da partida, o Nunes recebeu a bola junto á lateral da grande área do Atlético, deu um drible no Silvestre, tentou cruzar, a bola bateu no Silvestre e voltou para o Nunes que deu um drible desconsertante no Silvestre e chutou a bola que passou por cima do goleiro João Leite, um gol muito estranho, se é que existe gol estranho. Por causa da vaidade do Procópio o Atlético não fez história como campeão, o Procópio foi embora e voltou várias outras vezes para dirigir o Atlético mesmo tendo dado uma banana para a torcida em uma partida contra o Valério em Itabira.
    Detalhe: O Procópio foi jogador do Cruzeiro durante quase toda sua carreira e, no entanto o clube que o contrata para ser treinador é o Atlético, no Cruzeiro ele conseguiu esta façanha somente uma vez, mais um detalhe muito estranho, não acham? Recentemente ele fez chacota com o nome do Atlético no programa bola na área, da tv Alterosa.
    O time do Flamengo também era muito bom e ainda assim contou com a ajuda da arbitragem, que tentou intimidar os jogadores do Atlético o tempo todo. Tendo expulsado quatro ou cinco jogadores do Atlético no final da partida. Os gols do Atlético foram marcados pelo genial, fabuloso Reinaldo Lima que, com apenas meia perna desmontou toda a defesa do Flamengo e se não tivesse sido expulso, com certeza marcaria mais gols.
    Em 1981, o Atlético disputava a taça libertadores na mesma chave do Flamengo.O jogo entre os dois no maracanã terminou empatado em 2x2 quando o Reinaldo mais uma vez calou o maracanã. O jogo do Mineirão também terminou empatado em 2x2. Com aproximadamente dez minutos de jogo, o Atlético já vencia por dois a zero, com dois gols de falta do grande Éder Aleixo. Aí o Orlando começou a entregar o jogo para o Flamengo. No segundo gol do Flamengo ele cometeu uma falha tão grande que o técnico Carlos Alberto Silva, que já estava muito irritado com ele tirou-lhe de campo no mesmo instante, Mas já era tarde.
    O Atlético empatou com o Olímpia em assunção e venceu o Cerro Portenho na casa do adversário. Contra o Olímpia no Mineirão, o Atlético venceu por 1xo, gol de Palhinha e eu estava lá nas arquibancadas juntamente com o meu pai.Aí veio o derradeiro jogo contra o Cerro Portenho no Mineirão; O jogo considerado mais fácil para o Atlético, já que o Cerro era com certeza o time mais fraco da chave, mas o Atlético complicou tudo. Até o finalzinho do jogo estava perdendo por 2x1 tendo empatado nos minutos finais graças á ajuda da arbitragem, pois o Vaguinho fez falta no goleiro do Cerro antes de fazer o gol.(fato raríssimo juíz errar a favor do Atlético)
    Detalhe: Se o Atlético tivesse vencido o jogo, teria se classificado, o Flamengo teria ficado de fora e não seria preciso fazer Aquele jogo extra contra o mesmo no Serra Dourada, pois os dois terminaram a primeira fase empatados em tudo.Então aconteceu a tragédia do Serra Dourada; Escalaram O Sr. José Roberto Writh para apitar a partida, juíz este que o Atlético não quería e tabém não quería jogar no Serra Dourada. Mas fizeram todas as vontades do flamengo, estranho não? E o Writh estava louco, expulsou o Reinaldo depois que este fez um falta comum no Zico, logo em seguida expulsou o Éder e depois mais alguns.
    Se o que aconteceu no Serra Dourada naquele dia, tivesse acontecido em um pais sério, o sr. José Roberto Writh teria sido preso, seria marcado um outro jogo e os fatos seriam apurados. Mas infelizmente aconteceu no Brasil e com o Atlético. Hoje, o sr. José Roberto Writh é comentarista de arbitragem da rede Globo de Televisão, isto mesmo, comentarista de arbitragem. Este país não é sério mesmo!
    Em 1983, o Atlético chegou ás semi-finais do campeonato brasileiro contra o Santos. O primeiro jogo aconteceu em São Paulo no Morumbi e o Santos venceu por dois á um.O Atlético teria que vencer o segundo jogo pela contagem mínima, mas o time não conseguiu fazer um golzinho sequer no Santos e saiu do campeonato que foi decidido por Santos e Flamengo, tendo este último se sagrado campeão depois de uma arbitragem polêmica no segundo jogo da decisão.Coincidência não?
    Voces se lembram do lance na final do brasileiro de 1982 entre Grêmio e flamengo quando o zagueiro Marinho espalmou a bola chutada pelo Renato Gaúcho dentro da área ou melhor, praticamente dentro do gol e o juíz que no momento não me lembro quem foi nada marcou, inacreditável, assim fica fácil demais ser campeão.
    Em 1983 nas quartas de final do brasileiro, o flamengo jogava a segunda partida em Recife contra o Sport, que marcou um gol legítimo no final do jogo. Um jogador do Sport foi lançado na ponta esquerda e com a bola uns 50 centímetros dentro do campo cruzou e saiu o gol, mas o juíz marcou saída de bola, uma vergonha. Na sequência, o flamengo chegou a final contra o Santos e venceu.
    Em 1984, o Atlético contratou o tão badalado Rubens Minelli, contratou grandes jogadores e foi um fiasco, simplesmente inexplicável.
    Em 1985, o Atlético chegou mais uma vez á semi-final do campeonato brasileiro, desta vez contra o Coritiba. O primeiro jogo terminou 1x0 para Coritiba, gol que saiu no finalzinho da partida, como sempre e o Atlético ficou novamente com a obrigação de vencer o jogo de volta no Mineirão pelo mesmo placar para poder decidir o título com o Bangú, isso mesmo, Bangú, que eliminou o Brasil de Pelotas nas semi-finais.
    Pois bem, o Atlético não conseguiu marcar esse golzinho, aliás, marcou, através do Reinaldo que chutou para o gol, o goleiro Rafael deixou a bola passar e puxou a mesma de dentro do gol e o juiz como sempre não deu o gol e o Atlético ficou de fora da final de campeonato mais fácil da história dos campeonatos brasileiros.
    Em 1986, o Atlético novamente chegou ás semi-finais do campeonato brasileiro, parece até brincadeira,mas não é, desta vez contra o guarani de Campinas. O primeiro jogo desta feita foi no mineirão e terminou empatado em 0x0. O Atlético tería que vencer o segundo jogo por qualquer placar para ir á final contra o São Paulo, que na época tinha um timaço assim como o Atlético também tinha.
    Mas infelizmente não conseguiu mais uma vez. O jogo terminou 2x1 para o Guarani, gols de João Paulo, ponta esquerda e Marco Antônio boiadeiro para o Guarani e Reinaldo Xavier para o Atlético.
    Detalhe: O centro-avante do Atlético neste campeonato foi o Nunes, ex flamengo. O contrato do Nunes vencería em dezembro de 86 e numa manobra do flamengo, o campeonato terminou em 1987. Assím, o contrato do Nunes venceu, ele voltou para o Rio, esteve se encontrando com gente do flamengo, que sería o adversário do Atlético nas oitavas de final e não renovou o contrato. O Atlético ficou sem centro-avante para o restante do campeonato. Mesmo sem o Nunes eliminamos o urubú com um empate em 1x1 no maracanã e uma vitória por 1x0 no mineirão, gol do grande Nelinho cobrando pênalti. Nas quartas de final, eliminamos mais uma vez o timinho do barro preto, quem é que ganha quando vale alguma coisa en perrela? Com a saída do Nunes,o Atlético teve que contratar um tal Reinaldo Xavier, horrível, junto ao Palmeiras. No segundo jogo contra o Guaraní, o Atlético massacrou o mesmo e esse Reinaldo Xavier errou uns 10 gols e isso custou a classificação, coisas que só acontecem com o Atlético.
    Em 1987, novamente o Atlético nas semi-finais, desta vez depois de ganhar dois turnos da copa união invícto, o técnico era o grande Telê Santana, que formou um time com a base e alguns experientes. O adversário das semi-finais foi o flamengo que venceu o primeiro jogo no maracanã depois de tomar um show de bola do Atlético, mas numa substituição equivocada do telê, que tirou se não me engano o Marquinhos e colocou o Zenon que não marcava ninguém. E foi sem marcação que o Zico recebeu uma bola no meio campo, avançou e tocou para o Bebeto fazer na saída do João Leite, que mais uma vez levou um gol estranho, parecido com o segundo do Nunes na decisão de 1980, quando a bola passou por cima do seu corpo.
    No segundo jogo no mineirão, eu estava lá, o Atlético precisava vencer por um gol de diferença, já que tinha feito campanha infinitamente melhor que o flamengo. Mas infelizmente mais uma vez não conseguiu. O jogo terminou 3x2 para o flamengo, gols de zico de cabeça, Bebeto, depois de uma falha clamorosa do Batista e o terceiro do Renato Gaúcho depois de uma falha terrível do já falecido zagueiro João Pedro.
    Detalhe: O primeiro gol do flamengo aconteceu depois de um lançamento para o Renato Gaúcho na ponta direita, quando ele recebeu a bola, o mascarado paulo roberto prestes(me recuso a escrever o nome deste sujeito com letras Maiúsculas), chegou dividindo a bola com ele, o Renato empurrou o paulo roberto, mas o árbitro não marcou a falta, e o paulo roberto ficou parado com as mãos na cintura olhando o Renato Gaúcho ajeitar a bola e cruzar para o Zico marcar de cabeça. Me lembro que foi um desespero no mineirão, toda a torcida gritando com o Paulo Roberto tentar tirar a bola do Renato e ele quietinho com as mãos na cintura, um irresponsável, sem compromisso coma camisa que vestía, com a torcida, pra mim, um dos piores jogadores que já passou pelo Atlético, jogador que a imprensa colocou nas alturas, bajulou e o transformou em ídolo. Este mesmo paulo roberto veio do Palmeiras, onde não conseguiu jogar, foi titular do Atlético por 11 anos, isso mesmo, 11 anos e quando saiu daqui em 1997 quando o grande Dêde apareceu foi para o Botafogo se não me engano, onde não conseguiu jogar nem 2 meses, a mesma coisa aconteceu no Fluminense e no Iternacional, clube aliás onde ele foi formado. E o pior é que ele ainda voltou a jogar no Atlético, incrível, quando foi? Isso eu fiz questão de esquecer.
    Em 1988, começou no Atlético o que o jornalista Márcio Renato, autor da coluna contra ataque do diário da tarde entitulou de “pesadelo que se intalou em Lourdes”. Me refiro a primeira de duas vergonhosas administrações do Sr. Afonso Paulino frente á presidência do Atlético, pobre Atlético. O que este senhor fez com o Atlético foi imperdoável, vergonhoso, triste, muito triste. Este senhor conseguiu a façanha de montar um time horroroso, que envergonhou a história do Atlético e esse time conseguiu a proeza de ser o lanterna do campeonato brasileiro de 1993, campeonato que teve 32 equipes. Imagine, em um campeonato com 32 equipes o Atlético chegar em último, brincadeira, de mau gosto claro.
    Em 1989, o Atlético foi eliminado da copa do brasil pelo Goiás, fato que voltou a acontecer novamente em 1990; também em 1990, o Atlético chegou ás quartas de final do campeonato brasileiro contra o Corinthians e foi eliminado.
    Em 1991, o Atlético foi eliminado da copa do Brasil pelo Criciúma, fato que voltou a acontecer novamente em 1992. Em 1991, o Atlético chegou novamente ás semi-finais do campeonato brasileiro contra o São Paulo e foi eliminado com um empate em 1x1 no mineirão e 0x0 no morumbí. O gol do mineirão foi marcado pelo Clebão de cabeça, depois de um cruzamento feito pelo Edú Lima em uma cobrança de falta.
    No início do ano de 1992, o sr. Afonso paulino começou com uma conversa de pés no chão, que não iría contratar grandes jogadores, que o Atlético não tinha dinheiro e coisa e tal. E cedeu o estádio de Lourdes para a construção de um shoping, que segundo ele sería a redenão do Atlético e o conselho aprovou este descalábrio. Até hoje não ví a redenção que viría com o shoping.
    Neste mesmo período, este senhor trocou o Edú Lima, talvez o melhor jogador que tinha no plantel por um tal de Vônei, centro-avante do Guaraní de Campinas, tudo com o aval do Vantuir Galdino, técnico do time na época e o pior a troca foi feita na orelha ou seja, elas por elas, Edú Lima pra lá, Vônei pra cá. Este tal de Vônei marcou um gol em um amistoso do Atlético e mais nada, legal né?
    Em 1993 e 1994, o Atlético foi eliminado da copa do Brasil pelo Vasco.
    Em 1994, o Atlético chegou ás semi-finais do campeonato brasileiro mais uma vez, depois de passar por uma repescagem na qual mandou passear o timinho do barro preto. Nas semi-finais enfrentou o corinthians, ganhou o primeiro jogo no mineirão por 3x2, 3 gols do Reinaldo Rosa e perdeu o segundo por 1x0, gol de falta do branco.
    Detalhe: Neste ano, o Atlético montou a famosa sele-galo, que pra mim nunca teve nada de seleção, pois na época falei com muita gente o seguinte: O Atlético está trazendo gente que já deu o que tinha que dar, como o lateral direito Luiz Carlos Vinck, que veio aqui só pra se recuperar de uma cirurgia e foi embora, o Gaúcho era só noitada, o Neto já não jogava mais, o único grande nome que podería dar alguma coisa era o o Renato Gaúcho, mas foi boicotado pelos colegas, pois foi a impressão que ficou na época, infelizmente. No primeiro jogo contra o Botafogo pelas quartas de final em 1994, o Renato estava em forma, louco pra jogar, pois era nesses momentos que ele aparecia. Ai, o sr. Levi Culpi, resolveu aparecer e o barrou ainda nos vestiários dizendo que ele ficaría na reserva, coisa que ele não aceitou e com inteira razão e abandonou o time nos vestiários. Resultado: o Atlético apesar de passar pelo botafogo, não conseguiu superar o Corinthians na semi-final e ficou fora da final mais uma vez, embora considerasse na época, impossível o Atlético ganhar do Palmeiras na final, mas pelo menos tería disputado mais uma libertadores, mas o sr. Levi culpi não quiz. Vejam bem, mais uma vez por causa da vaidade de um treinador o Atlético deixou de fazer história. O engraçado é que ele começou a carreira no Atlético que o deu a primeira oportunidade e ele morre de amores é pelo cruzeiro, incrível não?
    Em 1995, o Atlético precisava ganhar do Fluminense por qualquer placar para se classificar ás quartas de final do brasileiro no mineirão e não conseguiu, eu estava lá nas arquibancadas nesse jogo.
    Em 1996, o Atlético estava a frente do cruzeiro no campeonato mineiro e muito a frente. Pois no final do campeonato foideixando o cruzeiro chegar e na última rodada enfrentou o Uberlândia no Parque do Sabiá e precisava apenas fazer um gol para se sagrar campeão. Mas o o Procópio, treinador do time, segurou o time, esperando pelo resultado do jogo do cruzeiro no mineirão. Resultado, o cruzeiro ganhou o seu jogo, o Atlético não conseguiu fazer o golzinho que precisava e acabou perdendo o campeonato para o cruzeiro, mais uma do Procópio.
    Ainda em 1996, o Atlético chegou novamente ás semi-finais do brasileiro, desta vez contra a Portuguesa. O primeiro jogo em São Paulo terminou 1x0 para a Portuguesa.
    Mais uma vez o Atlético precisava apenas fazer um gol e não tomar nenhum para decidir o título de mais um brasileiro. Mas infelizmente a história se repetiu; Até que fez dois gols, mas tomou dois também.
    Detalhe: em um dos gols da Portuguesa, não tenho certesa se foi no gol do morumbí ou se em um dos gols do mineirão, o sr. paulo roberto prestes foi fazer gracinha e na saída de bola adiantou a mesma demais e o Alex Alves tomou-lhe a pepita(giría futebolístico) como se toma biscoito de criança e saiu o gol. No gol de pênalti, a falta aconteceu 70 cm fora da área, segundo o tira-teima da rede globo, e o outro gol houve impedimento pois o jogador da Portuguesa estava a quase um metro a frente do último zagueiro do Atlético, mais uma vez o dedo da arbitragem acabando com os nossos sonhos.
    Em 1997, o Galo chegou ás quartas de final do brasileiro, nesse ano, foram feitos dois grupos de 4 times. Estavam na chave do Atlético o Internacional, Palmeiras e Santos.
    A arbitragem do jogo do Atlético contra o Palmeiras em são Paulo foi uma vergonha, se quizerem ver que tenho razão, assistam ao jogo e verão.
    Em 1998, o galo foi eliminado da copa do Brasil pelo Bahia, é isso mesmo, Bahia e deixou de se classificar ás quartas de final do brasileiro novamente por causa de uma vitória que não veio no último jogo da primeira fase contra a Ponte Preta em São Paulo, se ganhasse o galo se classificaría e de quebra rebaixaría a Ponte.
    Em 1999, o Atlético montou um time no início do ano simplesmente horrível que era dirigido pelo toninho Cerezzo. Nesse ano teve a fatídica copa campeões de Minas e tomamos uma gleada de 5x1 para o Cruzeiro. Também com um tal de Tarcísio encumbido de marcar o Valdo não poderíamos esperar outra coisa. O engraçado é que no dia seguinte liguei na Itatiaia para ouvir o que sería dito sobre o Atlético e fiquei pasmo com o que ouvi. Naquela segunda-feira, o sr. Osvaldo Faría estava de folga e os comentários ficaram por conta do sr. Fernando Sasso. Eu esperava que sería dito que o Atlético tería que melhorar, precisaría contratar reforços, pois iría disputar o campeonato brasileiro na sequência e com aquele time sería muito dificil. Mas o que ouví foi de estarrecer, o sr. Fernando sasso disse que o cruzeiro não podería se iludir, pois tería que melhorar muito para disputar o campeonato brasileiro e não disse uma palavra sequer a respeito do Atlético, impressionante. No campeonato brasileiro, o Atlético foi vice campeão fazendo a final contra o Corinthians. Nas quartas de final, eliminamos nada mais, nada menos que o poderoso cruzeiro, dos arrogantes perrelas, que disseram que sería somente dois jogos, que sería covardia, os jogadores do cruzeiro falaram que o Atlético era timinho, que não recebiam salário e coisa e tal, resultado: realmente foram só dois jogos, aliás, dois massacres alvinegros, o Atlético virou um gigante pra cimas deles e foi uma covardia mesmo, acho que é por isso que os perrelas odeiam tanto o Atlético e com toda razão, pois, acabamos com o sonho deles. Afinal, eles foram os únicos entre os grandes que não conseguiram ser campaeões no mata-mata e também foi o último grande a ser campeão. Tá vendo perrelas quem ganha na hora boa, quando realmente vale alguma coisa? Ou voces acham que copa Sul-Minas vale mais que campeonato brasileiro.
    Em consequência do vice campeonato em 1999, o Atlético disputou a libertadores em 2000 e montou um time razoável, gilberto Silva, Cleison, Ramon menezes(esse jamais podería ter vestido a camisa do galo). Sem falar na não contratação do Belletei que o Atlético ressucitou para o São Paulo, como já havia feito com outros jogadores como rogério Correia, que também veio emprestado pelo são Paulo, foi novamente valorizado e o Atlético deixou ir embora. No caso do Belletei, o São Paulo chegou a abaixar de 5 milhões de dólares para 2 e meio e o Nélio Brant não quis, erros e mais erros, por isso não conquistaram nada. No segundo jogo contra o corinthians em São Paulo, numa saída de bola o Gilberto Silva que estava improvisado como zagueiro central pelo genial Márcio Araújo deu a bola nos pés do Ricardinho se não me engano e esse fez o gol. Também, montar time pra disputar libertadores e colocar este time nas mãos de Márcio Araújo é realmente coisa de amadores, acho que na verdade não queríam ganhar nada.
    Detalhe: na saída da bola depois do gol do Corinthíans, o galo chegou na cara do gol com o tal do ramon menezes(este senhor não merece nem que eu escreva o nome dele com letra Maiúscula), ele tinha o gol a sua disposição e chutou exatamente em cima do Dida, jogador comum, não tinha como decidir nada para o Atlético.
    Em 2000, as coisas não andaram bem mesmo, apesar de termos conquistado o campeonato mineiro, com direito a baile em cima da barropretada, no campeonato brasileiro foi horrível, trouxeram o Parreira e não preciso nem dizer que foi uma tragédia.
    Neste mesmo ano, o Atlético foi eliminado da copa do Brasil pelo São Paulo. No primeiro jogo no morumbí, o Atlético jogou muito melhor que o São Paulo e acabou perdendo o jogo por 3x0. No início do jogo o árbitro marcou 3 impedimentos inexistentes contra o Atlético, vergonhosos, em um deles, o Marques estava ainda no campo do Atlético, muitas faltas a favor do Atlético não marcadas, faltas marcadas contra o Atlético inexistentes. assím o árbitro foi minando o time do galo e deu no que deu, o galo tomou 3 gols em três minutos, no finalzinho do jogo.
    No segundo jogo no mineirão, houve empate em 3x3 e o galo se despediu.
    Voces se lembram do Paulão?(ex zagueiro do cruzeiro) que veio para o Atlético em 1994 e quando começou a deslanchar o Atlético o liberou. Lembram-se do Fernando?(zagueiro que veio do Vasco), pouco depois que aqui chegou teve uma contusão séria, se recuperou e voltou jogando muito, mas logo em seguida seu contrato terminou e mostrando muita dignidade e ética propôs ao Atlético renovar pelos mesmos valores em consideração ao que o Atlético fez por ele, mas não se interessaram, foi mais um que o Atlético ressuscitou para o futebol e deixou ir embora sem mais nem menos.
    E o que falar do Cápria, argentino de honra, mas que teve a infelicidade de vir jogar no galo quando tínhamos no plantel um tal de sandro barbosa que veio do Vila Nova. este Sandro era o reserva imediato do Cápria e em um coletivo quebrou a perna do argentino. O Cápria voltou a jogar em outubro e voltou jogando muito, fez 2 gols de falta em jogo contra o Juventude pelo campeonato brasileiro, fez gol de falta contra o boca Júniors, em fim, ele fez em dois meses o que muitos que ficaram anos lá não fizeram nem 10%. Não preciso dizer que o Atlético não se interessou em ficar com ele, precisaría desembolsar apenas 200 mil dólares pra ficar com ele em definitvo, mas não quiseram. A imprensa tratou de ajudar a diretoría na época, me lembro que o tal de Cleiton Borges disse no Minas Esporte que não entendia aquela sangria desatada para contratar o Cápria pois o mesmo não tinha mostrado nada aqui. Já o Chico Maia também do Minas Esporte, disse que o Atlético não precisava do Cápria pois estava surgindo naquele momento uma das maiores revelações do Atlético nos últimos tempos. Me refiro ao tal do Carlão, que veio do Valério Doce, uma afronta a torcida e á instituição este cara ter vestido a camisa do galo, pois o conheci lá em Itabira e nem nas peladas os meninos deixavam ele entrar, é brincadeira.
    Em 2001, o galo chegou ás semi finais do brasileiro novamente. Nesse ano, foi disputado apenas um jogo, que aconteceu em são Caetano, por este ter feito melhor campanha que o Atlético, decorrente da ruindade do ramon menezes durante todo o campeonato, pois errou gols demais, inclusive no jogo contra o corinthians em são Paulo. O corinthians vinha perdendo pra todo mundo e o galo não quis ganhar o jogo, levou em banho maria, com o sr. ramon menezes errando gol atrás de gol e acabou empatando em 2x2. Este jogo foi decisivo para a classificação do Atlético, que teve que decidir a vaga á final contra o São Caetano em são Paulo.
    Detalhe: Para este jogo, o sr. Levi Culpi estava em dúvida se escalava Cicinho ou baiano na lateral direita, vê lá se isso é coisa pra ter dúvida. Me lembro que na época o globo esporte fez a pesquisa perguntando quem devería ser escalado pelo grande Levi Culpi, preciso dizer quem ganhou? Mas vou dizer: 99% para cicinho e apenas 1% para o tal do baiano. E advinha quem o sr. Levi culpi escalou? Por incrível que pareça ele escalou o baiano e este foi um dos culpados pelo resultado negativo de 2x1. Sem falar que o Mancine foi emprestado para o São Caetano devido o sr. Levi culpi não gostar do seu futebol, e foi do Mancine o cruzamento para o segundo gol do são Caetano. Mais uma vez o sr. Levi culpi veio, prejudicou o Atlético e foi embora. quem foi prejudicado mesmo foi o galo que deixou de decidir mais um campeonato brasileiro.
    Em 2002, mesmo com um time limitadíssimo, o galo chegou ás quartas de final do campeonato brasileiro com o técnico Geninho que substituiu a Levi culpi, depois de fazer lambança atrás de lambança no primeiro semestre deste ano inclusive tomar de 3x0 do Brasiliense em pleno Mineirão e acabou eliminado pelo mesmo da copa do Brasil deste ano. A queda do Palmeiras á segunda divisão começou com a goleada que o galo sapecou neles lá no Parque antártica por 4x0, fora o baile. Mas nas quartas de final caimos por 6x2 para o corinthians no Mineirão.
    Em 2003, novos equívocos aconteceram, ao trazerem Alex alves, Fábio Junior por exemplo, entre outros.
    Detalhes: O cruzeiro vive falando que já foi prejudicado pela arbitragem, não me lembro, com exceção da decisão de 1974 contra o Vasco, nunca mais. Basta observar a arbitragem do jogo entre eles e o flamengo no rio pela copa do Brasil de 1996 e contra o Vasco também no rio, irretocáveis, quando tinha que errar, erravam a favor do cruzeiro, impressionante.
    Em 2003 pela copa do Brasil, foi uma covardia o que o juiz fez com o goiás contra o cruzeiro, tanto no jogo em goiania como no jogo do mineirão, um absurdo, assistam ao jogo e verão do que estou falando. Assim como foi uma vergonha o que o juiz fez com o Fortaleza quando jogou com cruzeiro no mineirão pelo campeonato brasileiro de 2003, covardia. Anulou um gol legítimo do Fortaleza e marcou um impedimento inexistente contra o mesmo e assim determinou a vitória do cruzeiro por 1x0, assistam ao jogo e verão.
    Lembram-se da covardía que o Edú Dracena fez com o Alex alves? Pois é, uma covardía mesmo. Qualquer idiota sabe que ele foi pra quebrar o rosto do Alex alves e o juíz Paulo César de Oliveira lhe deu apenas cartão amarelo. O Alex Alves estava jogando muito e com certesa decidiría o jogo a favor do Atlético e como eles enxergaram isso deram um jeito de tirarem o rapaz do jogo. O Atlético estava invícto no campeonato a dez jogos e se vencesse auqle jogo com certesa iría dar muito trabalho no restante do campeonato e o cruzeiro certamente sentiría a derrota e podería cair no campeonato, pois se o árbitro tivesse feito que tería que ser feito, que era expulsar o Edú dracena, duvido que o cruzeiro conseguiría ganhar o jogo e penso que o campeonato foi decidido naquele jogo.
    Em 2004, o galo começou a ensaiar para cair para a segunda divisão, infelizmente, chegou em 19º lugar, tendo se garantido na série A somente no último jogo contra o são Caetano no mineirão quando venceu por 3x0 com show da torcida.
    2005 foi sem dúvida o ano mais triste da história do glorioso Clube Atlético Mineiro, pois neste ano se confirmou o que todos temiam em 2004, o Atlético caiu para a segunda divisão.
    Mas em 2006 se redimiu completamente, fez uma belíssima campanha na série B e foi campeão da mesma voltando em grande estilo para a série A, lugar do qual nunca devería ter saído. Mas no in´cio do ano o sr. Lorí sandrí empresário, fez de tudo para que o time fosse até pra terceira divisão. Me lembro que o Tchô nas últimas cinco partidas do campeonato brasileiro de 2005 fez maravilhas em campo, principamente nos jogos contra Payssandú e Fluminense quando venceu por 2x0, com atuações de gala do Tchô. Mas como prêmio em 2006 ele foi afastado, esquecido pelo sr. Lorí sandri para que um tal de rafael gaúcho pudesse jogar; A mesma coisa ele fez com o Thiago Feltri, Rafael Miranda, Lima. Estes absurdos eram cometidos pelo lori e o sr. ziza valadares falastrão passivo, alheio a tudo. Essas coisas acontecem porque os dirigentes permitem e por pouco o lori conseguiu levar o Atlético a terceira divisão.
    Em 2007, com o sr. Ziza Valadares Falastrão na presidência, fomos campeões mineiros com mais um baile em cima do cruzeiro, mas no segundo semestre foi um desastre, voltamos a temer a segunda divisão e graças ao Leão, ao Éder Luiz, ao Danilinho e outros conseguimos escapar e ainda de praxe classificamos os arrogantes para a libertadores 2008, coisa que não agradeceram e continuam querendo tirar sarro com o galo.
    Finalmente 2008, o ano do centenário do mais amado Clube das Minas Gerais, o sr. Ziza Valadares mostrou a que veio, passou o ano inteiro fazendo bobagens, promessas em vão, vexame atrás de vexame e novamente voltamos a temer a segunda divisão. Se o Ziza não renunciasse a tempo, com certesa teríamos caido de novo. Mais uma vez recorremos a meninada da base para nos salvar e eles não nos decepcionaram, juntamente com o Marcelo salvou o galo, valeu garotada, torcemos por voces.
    Quero só lembrar o quinto gol do cruzeiro no primeiro jogo das finais do campeonato mineiro deste ano, quando o márcio araújo estava uns seis metros a frente do wagner e parou no lance, ficou olhando o wagner chegar e fazer o gol. Este rapaz não pode jogar no time do Atlético, ele podería pelo menos ter evitado um vexame maior. Vejam voces que no ano anterior quando o Atlético goleou o cruzeiro por 4x0, assim que terminou o jogo, os perrelas mandaram alguns jogadores embora, o técnico Paulo Autuori e colocou o Emerson Ávila como interino para o segundo jogo. E o que aconteceu? Eles foram pra cima do Atlético, venceram por 2x0 e quase nos tiram o título. Enquanto no Atlético nada aconteceu, percebem a diferença nas administrações, embora eu ache que este tal de ziza não é atleticano nem aqui e nem na China.
    Um detalhe que eu considero muito curioso, muito estranho também é com relação a este papo de que o cruzeiro pode contratar pois tem dinheiro e coisa e tal, mas o Atlético não pode pois não tem dinheiro, não tem recurso.
    Então vejamos; Qual foi a última grande transação do cruzeiro? Aposto que ninguém consegue se lembrar do último grande investimento do cruzeiro, mas é claro que não se lembraram já que eles não investem em contratações.
    Eles descobrem um jogador jovem, de futuro e contratam a preço de banana para depois venderam por uma fábula. O último investimento que o cruzeiro fez foi no sorín, mesmo assim uma ninharía. Querem exemplos? Marcelo Moreno que o Atlético ainda deu uma mãozinha pra eles ao classifica-los para a libertadores e consequentemente ele se destacou, foi artilheiro e foi vendido por uma fábula, é o galo ajudando a quem não precisa. Ramirez, Mota, Charles e muitos outros. Sem falar naqueles que eles tiram de outros clubes sem pagar nada, como fizeram com o Fred do América, Vagner, Francismar.
    O negócio não é ter dinheiro e sim vontade de trabalhar, colocar gente competente e que realmente entenda de futebol sempre atentos para descobrirem esses valores.
    Também em 2008, com a renúncia do covarde Ziza Valadares Falastrão, tivemos eleições e o Alexandre Kalil, este sim, xodó da massa, venceu. E voltamos a sonhar com dias melhores que com certesa o Kalil vai nos trazer. Talvez um dia o cruzeiro e os cruzeirenses venham a saber o que é paixão e amor por um clube, isso com certesa eles não tem a mínima noção do que é.


    Sérgio Duarte

    Email: sergioduarteg@bol.com.br

    ResponderExcluir